LINUX, WINDOWS E SISTEMA OPERACIONAL:
Linux: Termo usado para designar sistema operacional. Esse termo refere-se ao núcleo de sistema operacional, Que é o responsável pelo funcionamento do computador, fazendo a comunicação entre hardware e sotware.
Seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que possa utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.
Desenvolvido pelo Filandês Linux Torvald. Os esforços de Linus foram dirigidos a um diferente tipo de portabilidade. Portabilidade era a habilidade de facilmente complilar aplicações de uma variedade de código fonte no seu sistema.
Windows: É uma popular família do Sistema Operacional criado pela Microsolt, empresa fundada por Bill Gates e Paul Alles. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC. Principais versões do Windows:
Windows 1.0x (1985):Era uma primeira tentativa de criar um sistema multitarefa. Nessa época, instalado em computadores XTs que tinham apenas 512Kb de memória, ocupava praticamente toda a memória disponível. O Windows 1.01 não foi nenhum grande sucesso comparado com seus sucessores, devido à limitação do hardware da época.
Windows 2.xx (1987): praticamente tem a mesma interface do Windows 1.0x, com a diferença de apresentar mais recursos, ferramentas e maior paleta de cores, embora os computadores daquela época fossem ainda muito lentos quando estes utilizavam interface gráfica de boa qualidade. Em maio de 1988, foi lançado o Windows 2.10, que era nada mais do que o Windows 2.03 reformulado.Existem duas versões especiais do Windows 2.10:Windows 2.10/286 foi lançada para aproveitar todos os recursos dos microprocessadores 286; Windows 2.10/386 foi lançada para aproveitar todo o potencial dos microprocessadores 386. Existe uma outra versão da família Windows 2.xx, o Windows 2.11, com pequenas mudanças com pequenas mudanças em gerenciamento de memória, melhor impressão e drivers Postscrip.
Windows 3xx (1990):Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo. Tecnicamente hoje, esta versão é considerada o primeiro sistema gráfico da empresa, substituiu o MS-DOS que simplificavam as aplicações e tornava o sistema mais prático. Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores. Existem cinco versões especiais do Windows 3.00.
Windows NT (1993): O Windows NT foi lançado com o objectivo principal de fornecer mais segurança e comodidade aos utilizadores de empresas e lojas (meio corporativo), pois as versões do Windows disponíveis até então não eram suficientemente estáveis e confiáveis.
Windows 95: Ele era um Windows completamente novo, e de nada lembra os Windows da família 3.xx. O salto do Windows 3.0 ao Windows 95 era muito grande e ocorreu uma mudança radical na forma da apresentação do interface. Introduziu o Menu Iniciar e a Barra de Tarefas. Enquanto Nesta versão, o MS-DOS perdeu parte da sua importância visto que o Windows já consegue ativar-se sem precisar da dependência prévia do MS-DOS.
Windows 98: Lançado em 1997, Foram corrigidas muitas das falhas do seu antecessor. A maior novidade desta versão era a completa integração do S.O. com a Internet, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável. Nessa versão, nasce a restauração de sistema via MS-DOS .
Windows 98 SE: Visava corrigir as falhas e resolver os problemas de instabilidade do Windows 98. Incluía drivers e programas novos. Substituiu o Internet Explorer 4 pela versão 5, que era mais rápida, e introduziu a Internet Connection Sharing, acrescentou também o NetMeeting 3 e suporte a DVD.
Windows Neptune 1999/2000: Sistema operacional era direcionado a empresas e as pessoas não sabiam como usufruir de tantos recursos não necessários à elas. Se o projeto fosse continuado, seriam removidos os aplicativos empresariais, e o computador se tornaria muito mais multimédia.
Windows 2000: Marcou o começo da era NT (Nova Tecnologia) para usuários comuns. Sofreu problemas de aceitação no mercado, devido a falhas de segurança, como, por exemplo, o armazenamento de senhas em um arquivo próprio e visível, o que facilitava a ação de crackers e invasores. Em relação aos Windows anteriores, sua interface gráfica apresentava sutis diferenças como um tom caque nos menus e na barra de tarefas e ícones redesenhado, o mesmo que o ME usaria tempos depois.
Windows ME 2000: Esta a última tentativa de disponibilizar um sistema baseado, ainda, no antigo Windows 95. Essa versão trouxe algumas inovações, como o suporte às máquinas fotográficas digitais, aos jogos multi jogador na Internet e à criação de redes domésticas, introduziu o Movie Maker e o Windows Media Player 7 (para competir com o Real Player) e atualizou alguns programas.
Windows XP 2001: Uma das principais diferenças em relação às versões anteriores é quanto à interface. Trata-se da primeira mudança radical desde o lançamento do Windows 95. Baseada no OS/2 da IBM, cujos alguns direitos são compartilhados entre a IBM e a Microsoft, e, seguindo a linha OS/2-NT-2000-XP, a partir deste Windows, surgiu uma nova interface. Nota-se uma melhoria em termos de velocidade em relação às versões anteriores, especialmente na inicialização da máquina. O suporte a hardware também foi melhorado em relação às versões 9x-Millenium, abandonada definitivamente.
Windows Server 2003: Versão do Windows , conhecida como Windows NT 5.2, e é o sucessor do Windows XP para o ambiente corporativo. Novidades na área administrativa, Active Directory, e automatização de operações. Esta versão do Windows é voltada principalmente para servidores e empresas de grande porte, possui recursos de servidores na ativa e garante a segurança de dados.
Windows Vista 2007: Também conhecido como Windows NT 6.0, pelo nome de código Longhorn e pelo próprio nome oficial Vista, tem seis versões, uma delas simplificada e destinada aos países em desenvolvimento. O Windows Vista começou a ser vendido em Janeiro de 2007.
Windows Server 2008: Essa versão, que substitui o Windows Server 2003, foi projetada para fornecer serviços e recursos para outros sistemas em uma rede. O sistema operacional tem um abundante conjunto de recursos e opções de configuração.
Windows 7 -2009: Incluirão vários recursos que não se encontram no Vista. Sendo distribuído gratuitamente pela Microsoft em seu site (versão em inglês).
Windows CE: Versão minimalista que equipa dispositivos com sistemas embarcados como rádios automotivos, consoles de videojogos (Dreamcast), celulares, PDAs, robôs e TVs.
SISTEMA OPERACIONAL: Conjunto de programas que serve de interface entre computador e usuário. É um programa de controle do computador, e é responsável por alocar recursos de hardware e escalonar tarefas, pode ser definido como gerenciador dos recursos que compõem o computador.
Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que computador esteja sendo usado. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários, outros controlam dispositivos de hardware como bombas de petróleo.Um Sistema Operacional muito simples para um sistema de controle de segurança poderia ser armazenado numa memória ROM (Só de Leitura - um chip que mantém instruções para um computador), e assumir o controle ao ser ligado o computador. Sua primeira tarefa seria reajustar (e provavelmente testar) os sensores de hardware e alarmes, e então ativar uma rotina monitorando ininterruptamente todos os sensores introduzidos. Se o estado de qualquer sensor de entrada for mudado, é ativada uma rotina de geração de alarme.
(http://pt.wikipedia.org)
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Sinclair, parabéns por indicar a fonte da sua pesquisa, porém o objetivo era você escrever, conforme o seu entndimento.
Postar um comentário